Total de visualizações de página

Arquivo do blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

GALACTUS - por Marcus Farrapo



Sua vida encontra raízes antes do princípio dos tempos. Sua existência, enigmática. Galactus,  nome temido nos incontáveis mundos, perambula pelo universo, aparentemente, com um único propósito:  saciar seu monstruoso apetite em devorar planetas! Vilão, deus ou apenas uma peça no determinismo universal, Galactus é um personagem forte, cujas estórias rodopiam além da simples imaginação. Foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, em 1966, nas páginas da revista do Quarteto Fantástico. Tornou-se personagem cativo entre os leitores da Marvel através de suas aparições entre tantos títulos da editora, sempre majestosas.









Frequentemente, o personagem é acompanhado de um arauto, aquele que procura o mundo para ser devorado, e ao mesmo tempo, anuncia o juízo final para os habitantes condenados. De vários, o mais famoso chama-se Surfista Prateado, que ao chegar na Terra, recobra sua humanidade  e expulsa seu amo, com a ajuda do Quarteto.  











Em uma de suas passagens mais interessantes, Galactus , compadecendo de fraqueza, recebe a visita da Morte. Porém, esta não veio buscá-lo , mas reafirmar sua existência: “você não é meu escravo! Você é meu marido e pai. Meu irmão e filho! Somos tão velhos quanto a criação... e, no entanto, só atingiremos a maturidade quando o próprio cosmo perecer!” (Marvel Saga 2 – pág. 59 – Editora Abril)



Inicialmente, nas primeiras aparições, apenas um colosso ameaçando o mundo com uma fome apocalíptica. Já em Fantastic Four 262, de 1984, um propósito é definido pelas mãos do roteirista e desenhista John Byrne. Sendo um sobrevivente de um universo extinto, Galactus é encarregado de encontrar um mundo que possa resistir  às entropias que consomem a matéria, daí seu papel de “testar” os planetas com seu apetite. Já em Terra X, de 1999, Galactus é destacado como o grande equilíbrio, aquele que controla o nascimento dos Celestiais, raça de deuses alienígenas, gerados no interior dos planetas.








Capa da primeira aparição de Galactus 



Galactus e seus Arautos

Galactus e seu arauto Surfista Prateado, desenhado por Moebius




Momento Goya: Galactus devorando seus arautos





Facetas de um devorador de mundos