Total de visualizações de página

Arquivo do blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

O efeito catártico dos super-heróis – por João Paulo Rodrigues

 Muitos se perguntam por que, após uma boa leitura de uma HQ ou ao final de um bom filme de super-heróis, nós nos sentimos mais revigorados e/ou cheios de ideias novas para nossas ações cotidianas, como, por exemplo, sermos mais responsáveis em nossas ações após um dos conselhos mais famosos do mundo dos super-heróis, dito pelo tio Ben para Peter Parker:
 Está certo que Peter não se deixa convencer pelo conselho do tio Ben em um primeiro instante, ao usar seus poderes para benefício próprio e não ajudar que lhe pediu auxilio por pura e simples vingança.


Ora, mas é claro que isso é problema seu pequeno gafanhoto, pois, a partir do momento em que Peter percebe que seu tio morreu por causa de sua negligência em fazer o bem, o iniciante Homem-Aranha entende a importância de ajudar as pessoas sem ter interesse algum nisso, a não ser tirar uma ou duas fotos para ganhar uns trocados, afinal, ele também precisa sobreviver, mas sempre nos mostrando que suas ações são corretas e valem a pena serem realizadas por si só.


Aristóteles, em seu livro A Poética, diz que a arte provoca no homem uma catarse (purificação). Assim, ao contemplarmos uma obra de arte (no caso um filme ou uma HQ de super-heróis, lembrando que a HQ como uma arte foi muito bem relatada em “HQs: Uma Arte? – por Marcus Farrapo”), aprendemos coisas novas e conceitos universais que nos fazem ser melhores, já que sentimos vontade de deixar de errar, de fazermos coisas mais elevadas e de ajudarmos os outros.


Já Kant, no livro Crítica da Razão Prática, nos apresenta o famoso imperativo categórico “agir como se meu comportamento pudesse se tornar regra universal”, além de um outro imperativo categórico não menos importante “tratar o ser humano como fim de minha ação e não como meio para ela”.




Mas calma jovem Padawan, não estou lhe dizendo pra vestir um collant e uma máscara e sair pelas ruas combatendo o crime, o que quero dizer aqui é que as boas ações dos super-heróis que lemos ou assistimos servem, ou deveriam servir, para nos purificar, para nos mostrar que podemos ser melhores do que já somos, nos utilizando dos atos feitos pelos super-heróis como máximas universais a serem seguidas sempre, já que devemos ajudar uns aos outros e tratar a todos como fim em si mesmos, mesmo que essas ações éticas sejam as mais simples de serem realizadas.



Sendo assim, deixe nos comentários, caso queira, alguma passagem de uma HQ ou de um filme que o purificou e que você utiliza como uma máxima a ser seguida em seu dia-a-dia.

Um comentário:

Leo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=PdWF7kd1tNo