Total de visualizações de página

Arquivo do blog

domingo, 8 de dezembro de 2013

From Hell - por João Horwatich


“Um dia os homens vão olhar para trás e dizer que eu dei a luz ao século 20”- Jack, o Estripador



Com essas palavras tem início o filme From Hell (2001), dirigido pelos irmão Hughes.
O clima decadente de uma Londres de 1888 fica evidente nesse supense desde a primeira cena quando temos o personagem principal Frederick Abberline, interpretado pelo pirata Jack Sparrow (também conhecido como Jhonny Depp), enterrado em um devaneio cusado pelo uso de ópio.
Abberline é um detetive atormentado pelo passado, que tem visões as quais o ajudam a encontrar os crimonosos, e nesse filme ele deve identificar ninguém menos do que Jack, O Estripador (não Jack, o Capitão).



O filme conta a história de um grupo de prostitutas que virou alvo do notório assassino em série e em quanto a trama caminha somos convidados e interpretar o caso como conspiração que chega até a Coroa Britânica.
Mais do que um bom roteiro o filme tem dois personagens muito interessantes, o Detetive Abberline,o atormentado herói do filme, que no final escolhe não seguir a mulher por quem está apaixonado para que ela não corra mais perigo e o vilão, Jack, um homem culto e com um senso de propósito e lealdade deturpado, que se considera um artista que pode ser julgado apenas pelo grande Arquiteto.





Não podemos ainda esquecer que o filme é uma adaptação da obra From Hell, do mestre Allan Moore (no cinema V de Vingança e Watchmen), e que mostra que os roteiros de quadrinhos não são apenas sobre ficção implausível. O próprio quadrinho do qual o filme foi adaptado é baseado na teoria de Stephen Knight na qual Jack, o Estripador teria cometido os assassinatos para encombrir um herdeiro bastardo do trono da Inglaterra.










Contando ainda com ideias medicinais assutadoras, uma sociedade secreta macabra e uma cidade imunda e hipócrita, o filme pode ser considerado um obra de terror leve, sem o sensacionalismo dos filmes de terror atuais nos quais não se deixa muito para a imaginação de quem assiste. Agumas cenas, como o primeira  visão da Cidade aos 2 minutos de filme e o assassinato aos 10 minutos são montagens muito boas da arte dos quadrinhos.

Nenhum comentário: